::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
13/10/2020  - TJDFT: Homem que tentou matar ex-companheira com fogo é condenado a 22 anos de prisão
 
TJDFT

O Tribunal do Júri de Brazlândia condenou, no dia 1º/10, Francisco de Assis Petronilio a 22 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado, por tentar matar a ex-companheira e o homem contratado para fazer a segurança do local onde ela estava e descumprir decisão judicial de medida protetiva.

Segundo os autos, no dia 22 de janeiro de 2019, por volta de 5h, em uma reserva do Incra 7/8, o acusado, descumprindo decisão judicial que concedeu medidas protetivas de urgência em favor de sua ex-companheira, com quem teve um relacionamento amoroso de aproximadamente 20 anos, ateou fogo na residência e tentou provocar uma explosão, arremessando um botijão de gás, com a mangueira cortada, no interior da casa. O crime não se consumou porque o segurança enfrentou o acusado e o afastou do local.

Em votação secreta, o júri popular acatou integralmente a denúncia do Ministério Público do DF para condenar o réu. Para os jurados, o crime foi praticado por motivo torpe, em decorrência de desavenças conjugais anteriores, bem como pela recusa do acusado em deixar o lar, com emprego de fogo e ainda com recurso que dificultou a defesa das vítimas. Os jurados também acolheram a denúncia de que o crime foi cometido em razão da condição do sexo feminino envolvendo violência doméstica e familiar.

Sendo assim, o juiz presidente do Júri declarou o réu condenado por dois homicídios qualificados tentados, na forma do art. 121, $2º, inc. I, III e IV, por duas vezes, e inc. VI na forma do art. $2º-A inciso l, c/c art. 14, inc. II, por duas vezes, todos do Código Penal, e descumprimento de medida protetiva, na forma do art. 24-A da Lei 11.340/06.

O réu não poderá recorrer da sentença em liberdade.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT