::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
13/01/2021  - MP-AP: Réu de feminicídio vai a júri popular
 
MP-AP

O Juízo da 1ª Vara Criminal de Santana decidiu, em dezembro, que o réu George de Oliveira Correa, 26 anos, será julgado em júri popular pelo crime de feminicídio. Ele é acusado de matar a ex-namorada, Raiane Miranda de Almeida, de 20 anos, no dia 31 de julho, no município de Santana. A denúncia foi feita pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Criminal e Tribunal do Júri de Santana. Caso condenado na Ação Penal do MP-AP, o acusado pode pegar até 30 anos de prisão.

A denúncia foi protocolada no dia 16 de agosto, pelo promotor de Justiça Horácio Coutinho, titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal e Tribunal do Júri de Santana, que assina a Ação Penal. Com a aceitação, feita pela juíza Priscylla Peixoto Mendes, da 1ª Vara Criminal de Santana, no dia 18 de agosto de 2020, o acusado passou a ser réu no processo.

Investigação e prisão

Após a investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Santana, conduzida pelo delegado Yuri Agra e acompanhada pelo MP-AP, resultou na Ação Penal sob o nº 0005251-37.2020.8.03.0002, na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Santana. O acusado foi preso no dia seguinte ao crime e atualmente se encontra recolhido no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN).

Por conta do homicídio triplamente qualificado: por motivo torpe, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio, a juíza Priscylla Peixoto Mendes negou o direito de o réu responder em liberdade; ele está preso há quatro meses no IAPEN.

Entenda o caso

No dia 31 de julho, às 21h30, no município de Santana, George de Oliveira, ex-namorado de Raiane Miranda, desferiu golpes de faca na vítima - que não resistiu ao ferimentos e morreu no hospital da cidade. Conforme as investigações, cinco dias antes do crime, o acusado ameaçou a ex-namorada de morte por mensagens no telefone. Isto foi anexado ao inquérito.

O inquérito policial chegou à conclusão que o crime teve motivação torpe, pois o acusado não aceitou o fim do relacionamento e a atacou, sem a possibilidade de defesa; e por razão das condições do sexo feminino (feminicídio). Ainda segundo a investigação, ele agiu sozinho. Câmeras de segurança registraram o crime que ocorreu próximo à residência de Raiane.

Após a fase de escuta de testemunhas, em três audiências, a fase de instrução processual encerrou no dia 26 de novembro de 2020. A data do julgamento será agendada pela Justiça.

“As consequências do crime foram trágicas, pois a vítima deixou uma filha de apenas 03 (três) anos de idade e Raiane tinha somente 20 anos de idade, com um futuro promissor pela frente”, frisou o promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal e Tribunal do Júri de Santana.

“Embasado no Inquérito Policial, que detalha tudo no decorrer da investigação, o MP-AP está empenhado em dar uma resposta para a população para que a Justiça seja feita. Vamos cumprir nosso papel institucional com a responsabilidade que essa atividade exige”, frisou o promotor de Justiça Horácio Coutinho.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT