::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
20/01/2021  - TJ-MG: Homem que causou aborto da companheira vai a júri popular
 
TJ-MG

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a condenação de um homem que causou o aborto de sua companheira após agredi-la com socos e um pedaço de madeira. Ele será julgado pelo Tribunal do Júri, por se tratar de crime contra a vida.

O caso ocorreu no povoado de Sobradinho, zona rural do município de Padre Paraíso, na Comarca de Araçuaí.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, a vítima mantinha um relacionamento com o agressor e estava grávida de nove meses de uma menina, quando passou a sofrer agressões motivadas por ciúmes.

Em depoimento à polícia, a mulher narrou que, no dia do crime, o companheiro iniciou uma discussão por suspeitar de uma infidelidade dela e a agrediu com um soco no rosto. Em seguida, ele a teria golpeado com um pedaço de madeira.

Na tentativa de buscar ajuda, ela deixou a casa, mas durante a fuga caiu com a barriga no chão e foi agredida novamente pelo companheiro. Os ferimentos causaram ruptura do útero, ocasionando a morte do bebê. O crime ocorreu dois dias antes da data prevista para o parto.

Recurso

A defesa do acusado pediu a concessão da liberdade provisória e a absolvição do crime de lesão corporal que resultou no aborto. Em seus argumentos, o réu afirma que não ficou demonstrado que ele tinha a intenção de matar a vítima, sustentando que o aborto teria sido causado pela queda e não pelos golpes.

Na primeira instância, o pedido de liberdade foi negado pelo juiz Jorge Arbex Bueno, sob o fundamento de que a prisão do réu é necessária para a manutenção da ordem pública, para garantir a aplicação da lei penal e para preservar a integridade física e a vida da vítima''.

O relator, desembargador Marcílio Eustáquio Santos, manteve o entendimento e determinou que o réu permaneça em prisão preventiva, que está em vigor desde 22 de dezembro de 2019. Ele foi acompanhado pelo desembargador Cássio Salomé e pelo juiz convocado José Luiz de Moura Faleiros.

Responsabilidade

Em sua decisão, o relator destacou que as provas apresentadas – fotografias, prontuário médico e exame indireto – não deixam dúvidas quanto à materialidade do crime.

No que diz respeito à existência ou não de vontade consciente de provocar o aborto na gestante, sem seu consentimento, o relator ressaltou que esse julgamento cabe ao Tribunal do Júri, conforme está previsto na Constituição em casos de crimes contra a vida.

O mesmo foi dito quanto à relação de causa e consequência entre as agressões e a morte do bebê: “Ainda que a defesa sustente a ausência de nexo de causalidade, uma vez que o aborto teria sido provocado pela queda da vitima ao solo, e não pelos golpes desferidos pelo ora recorrente, certo é que tal tese também deve ser apreciada pelo conselho de sentença, o qual, repito, é constitucionalmente competente para julgar os delitos dolosos contra a vida.”

Diante disso, o magistrado foi favorável à manutenção da decisão, por inexistirem nos autos provas capazes de desclassificar o crime.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT