::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
08/02/2021  - TJDFT mescla recursos virtuais e presenciais em júri
 
TJDFT

O Tribunal do Júri do Gama realizou, em janeiro (28), uma sessão nunca antes feita no âmbito do TJDFT: a divisão de uma sessão de julgamento em partes virtuais e presenciais, que resultou na condenação de Bruce Rodrigues dos Santos a 14 anos de reclusão pela prática da tentativa de homicídio qualificado.

A escolha dos sete jurados que participaram do julgamento, dentre os 25 escolhidos para participarem das sessões do júri durante o mês de janeiro, foi feita de forma virtual. Assim, somente os selecionados para esse julgamento específico tiveram que comparecer ao fórum no dia designado.

Com o intuito de manter o distanciamento social, o julgamento foi organizado e dividido em duas sessões virtuais diferentes: uma para o julgamento em si, contendo as imagens e o áudio que seriam assistidos pelos jurados presentes no Plenário do Tribunal do Júri do Gama em uma tela projetada, como um cinema; e outra com videoconferência estabelecida entre a juíza presidente do Júri, os membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, as testemunhas e o réu. Essa divisão das sessões foi necessária para que a magistrada realizasse o controle dos trabalhos e mantivesse a ordem correta de manifestações das autoridades perante os jurados.

Durante a sessão e com a devida concordância de cada órgão, Promotor de Justiça e Defensor Público, embora presentes no Fórum, permaneceram sozinhos e em salas separadas da Vara do Tribunal do Júri, onde foram disponibilizados equipamentos para que pudessem se pronunciar diante dos jurados.

Além destes cuidados, o julgamento contou com maior rigor na segurança e no controle da movimentação de pessoas. Além da presença dos jurados, do réu e das autoridades já citadas, apenas seis servidores (dois agentes de segurança, dois Oficiais de Justiça, a secretária de audiências e a Diretora de Secretaria), dois policiais militares do DF e um profissional da copa circularam pelo Plenário do Tribunal do Júri do Gama, que comporta aproximadamente 150 pessoas. Atenção especial também à limpeza e higienização constante do ambiente durante todo o julgamento.

O TJDFT segue buscando formas de não deixar a Justiça parar. O trabalho do Tribunal alcançou expressivos resultados de produtividade durante a pandemia graças à dedicação de todo seu corpo funcional. O esforço e a criatividade dos envolvidos neste julgamento são um exemplo de como a Justiça do Distrito Federal se preocupa em oferecer uma prestação jurisdicional de excelência aos cidadãos, sem descuidar das medidas protetivas necessárias, em especial, nesse momento de pandemia.

O julgamento

O réu Bruce Rodrigues dos Santos foi pronunciado no crime previsto no art. 121, § 2º, incisos I e IV, c/c art. 14, inc. II, ambos do Código Penal (tentativa de homicídio qualificado).

De acordo com a denúncia, no dia 29/5/2015, por volta das 6h, na quadra 2 do Setor Sul do Gama/DF, Bruce dos Santos, de forma livre e consciente, com vontade de matar, efetuou golpes de faca contra a vítima Natasha Vanessa Alves Pereira. O documento aponta ainda que a vítima, gravemente ferida, foi socorrida e recebeu os cuidados médicos que lhe salvaram a vida.

Ainda segundo a denúncia, o crime foi cometido por motivo torpe porque a vítima, momentos antes, havia se recusado a manter relações sexuais com o acusado. Ele respondeu ao processo preso e vai iniciar o cumprimento da prisão em regime fechado.

Cabe recurso da sentença.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT