::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
04/10/2024  - MPSP obtém liminar para prisão imediata de réu condenado em júri
 
MPSP

Em julgamento realizado no último mês de agosto, o promotor de justiça Rodrigo Merli Antunes obteve a condenação de um rapaz que matou seu padrasto enquanto ele tomava banho. Na ocasião, por ter respondido ao processo em liberdade, foi facultado ao réu o direito de recorrer nesta mesma condição.

Dias depois, com o advento da decisão do STF acerca do tema 1068, o promotor solicitou então ao juiz presidente a imediata prisão do condenado, sentenciado a 10 anos de reclusão em regime inicial fechado.

Sob o argumento de que a tese firmada pelo Supremo não seria aplicável para julgamentos anteriores ao decidido pelos ministros, o magistrado de primeiro grau negou o pleito formulado, o que levou o promotor a impetrar mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça.

Em seus argumentos, Merli aduziu que o princípio da irretroatividade penal mais gravosa não tem aplicação em matéria jurisprudencial, tendo o STF apenas interpretado a Constituição Federal vigente desde 1988 e não propriamente legislado de forma prejudicial aos acusados.

Muito embora a 11ª Câmara Criminal tenha negado a liminar inicialmente, é certo que, após pedido de reconsideração formulado pelo promotor, que anexou à impetração os Comunicados e Recomendações da Corregedoria do CNJ e do TJSP acerca do assunto, o desembargador reconsiderou, nesta quinta-feira (3/10), a sua decisão e decretou a prisão imediata do condenado.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT