::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
04/10/2024  - MPPI: STJ provê Recurso Especial interposto para o restabelecimento de qualificadoras em crime de homicídio qualificado tentado
 
MPPI

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento a Recurso Especial interposto pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 19ª Procuradoria de Justiça, de titularidade da Procuradora Zélia Saraiva Lima, a fim de que ocorra o restabelecimento de qualificadoras em crime de homicídio qualificado tentado.

Inicialmente, o réu foi pronunciado por esse crime, com as qualificadoras de motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Entretanto, a defesa interpôs Recurso em Sentido Estrito, resultando no afastamento das qualificadoras.

Em resposta, a 19ª Procuradoria de Justiça recorreu da decisão, por meio de Recurso Especial, buscando o restabelecimento das qualificadoras. O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), contudo, negou seguimento ao recurso, alegando fundamentação deficiente e a aplicação da Súmula 7 do STJ, que veda o reexame de provas.

A 19ª Procuradoria de Justiça interpôs agravo, levando a questão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, acolheu os argumentos do MPPI, reformou o acórdão do TJPI e restabeleceu as qualificadoras na pronúncia, garantindo que a análise fosse realizada pelo Tribunal do Júri.

Para a Procuradora de Justiça Zélia Saraiva Lima, o provimento demonstra a atuação eficaz e o compromisso do Ministério Público com a Justiça.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT