::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
16/04/2025  - TJMT: Juíza Tatyana Borges fala sobre Lei do Feminicídio no Podcast Explicando Direito
 
TJMT

A juíza Tatyana Lopes de Araújo Borges é a entrevistada da semana no podcast Explicando Direito. Ela fala sobre os 10 anos da Lei do Feminicídio no país, crime que ocorre quando a mulher é morta pelo simples fato de ser mulher. Essa normativa trouxe avanços na luta contra a violência de gênero, classificando esse tipo de assassinato como homicídio qualificado e crime hediondo.

“Quando foi tipificada essa lei, em 2015, ela era uma forma de qualificadora e essa pena era de 12 a 30 anos. No final do ano passado, tivemos uma mudança legislativa muito importante e hoje temos uma tipificação penal, ou seja, temos o artigo 121A que trata especificamente sobre o crime de feminicídio. Ele fala que aquelas mulheres que são mortas pela simples condição de serem do sexo feminino. É o menosprezo à condição de ser mulher.

Ainda segundo a juíza, é necessário fazer um resgate histórico para entender o porquê de ainda hoje lutarmos contra esse tipo de crime. “A mulher no passado era tratada como uma coisa. Existia a coisificação da mulher, em que a mulher era um objeto do homem. Então, o que aconteceu? Essa mulher evoluiu tanto na questão profissional quanto nos estudos e hoje rompe um relacionamento abusivo. Quando elas dizem não e terminam um relacionamento, elas estão morrendo porque o homem não acompanhou essa evolução e ele não aceita um não.”

O programa Explicando Direito é uma realização da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso em parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Poder Judiciário de Mato Grosso e Rádio Assembleia. Para ouvir a íntegra da entrevista, basta acessar o canal do TJMT no Spotify ou ainda a página da Esmagis (esmagis.tjmt.jus.br).

Clique no link abaixo para ouvir a íntegra da entrevista pelo Spotify:

https://open.spotify.com/episode/5DUh4F8i5sQT37bYMK5B0K?si=LoawSWynR0aQlxVH9aoiGA&nd=1&dlsi=d6c9503a0ce94404

No link abaixo, você ouve o programa na página da Rádio TJ:

https://radiotjmt.com.br/podcastentrevista/explicando-direito-10-anos-da-lei-do-feminicidio/

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT