::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
11/12/2017  - MT: Gaeco prende PM condenado em 2012 por homicídio cometido há 22 anos
 
Clênia Goreth - MP-MT

Agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) prenderam no último dia 05, no município de Rosário Oeste, o policial militar Wender Lóris Sampaio, condenado em agosto de 2012 à pena de 19 anos e 10 meses de reclusão por homicídio qualificado praticado contra Tatiane Machado Yamate. O crime ocorreu no município de Colíder em 04 de agosto de 1995, quando a vítima tinha apenas 13 anos de idade.

Consta na denúncia que o réu, na época com 22 anos de idade, mantinha relação amorosa com a vítima e, após discussão no interior de um veículo, sacou de um revólver calibre 38 e disparou contra Tatiane um tiro a queima roupa, que a atingiu na região toráxica. O policial militar foi denunciado pelo Ministério Público quatro dias após a ocorrência do crime, mas em 2006 o processo foi suspenso sob a alegação de que o réu possuía distúrbio mental. Após várias perícias, ficou comprovado que o mesmo contava com perfeitas condições mentais e o processo voltou a seguir o seu trâmite normal.

Em agosto de 2012, 17 anos após a ocorrência do crime, o policial militar foi levado a julgamento. Na ocasião, os jurados acolheram a tese defendida pelo Ministério Público e o condenaram por homicídio com as qualificadoras: motivo fútil e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A pena aplicada foi de 19 anos e 10 meses de reclusão, mas foi concedido ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade.

No dia 05 de agosto de 2015, a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, por unanimidade, julgou pela improcedência do recurso. O mandado de prisão do réu, no entanto, só foi expedido em novembro de 2016, mas não chegou a ser cumprido. Somente agora, após a atuação do Gaeco, em apoio à Promotoria Criminal de Colíder, o réu foi finalmente preso e levado para a unidade prisional em Santo Antonio de Leverger.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT