::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
02/05/2019  - Várzea Grande: 18 casos de homicídios vão a Júri Popular em maio
 
TJ-MT

O Tribunal do Júri da Comarca de Várzea Grande realizará 18 julgamentos em maio. Os processos serão analisados pelos jurados entre os dias 02 e 30 de maio. As sessões do Júri têm início às 13h30 e são abertas ao público.

Nos julgamentos agendados para o próximo mês, a representação do Ministério Público ficará a cargo do promotor de Justiça César Danilo Ribeiro de Novais. “O Tribunal do Júri é a porta de entrada da democracia e da cidadania no Poder Judiciário, onde o povo, fonte de todo o poder, decide os rumos da comunidade, segundo os valores que deseja ver reconhecidos. Dá a palavra final nos crimes de sangue, aqueles que atingem o maior direito da humanidade, a vida”, destaca Novais.

O primeiro caso será julgado nesta quinta-feira (02 de maio), a partir das 13h30, no Tribunal do Júri situado do prédio do Fórum. João Maria Ferreira e Leandro Davi Sena Ferreira, respetivamente, pai e filho, são acusados de matar a tiros, facadas e pedradas a vítima Eloy Gomes do Nascimento. O fato ocorreu na madrugada do dia 26 de setembro de 2012, nas imediações da fábrica de refrigerantes “Marajá”, na cidade de Várzea Grande.

Tribunal do Júri - O Tribunal do Júri julga os crimes dolosos contra a vida, como homicídios e casos de aborto. Nesses crimes é a sociedade, por meio dos jurados, que decide os casos.

A sessão de julgamento é presidida por um juiz de Direito. O Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça, atua em defesa da vida e da sociedade e promove a Justiça em conformidade com a lei e as provas do processo. Os acusados são representados por advogado ou defensor público, profissionais incumbidos de apresentarem suas defesas.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT