::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
27/10/2020  - TJ-MS: Tribunal reconhece qualificadoras e réu será julgado no Tribunal do Júri
 
TJ-MS

Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal, por unanimidade, negaram provimento ao recurso em sentido estrito interposto contra a sentença que pronunciou o recorrente por tentativa de homicídio duplamente qualificado - crime previsto art. 121, § 2º, I e IV, combinado com art. 14, II, ambos do Código Penal.

A defesa do réu requereu a impronúncia sob o argumento de que as provas nos autos não comprovaram seu envolvimento na prática do delito. Subsidiariamente, requereu o afastamento das qualificadoras da promessa de recompensa e do recurso que dificultou a defesa da vítima.

O relator do processo, Des. Jonas Hass Silva Júnior, lembrou que a sentença de pronúncia consiste em mero juízo de admissibilidade da acusação e que a pronúncia não exige prova plena da autoria, bastando meros indícios de que o acusado tenha praticado o delito.

“Não se permite ao magistrado, nessa fase, analisar profundamente as provas. É possível também que o juiz impronuncie o acusado, desde que não esteja convencido da materialidade do fato ou não haja indícios suficientes de autoria ou de participação”, destacou em seu voto o relator.

Para o desembargador, estão presentes os requisitos autorizadores da pronúncia, uma vez que há prova da existência do crime e indícios suficientes de que o acusado teria auxiliado na prática delitiva, cuja materialidade está demonstrada por meio de vários laudos médicos e depoimentos das testemunhas.

“Mesmo que o réu tenha negado a autoria delitiva, os elementos de prova produzidos durante a persecução penal sugerem que teve participação no crime, pois apareceu no momento de conseguir uma arma e até mesmo no local do crime, minutos antes de sua ocorrência”, acrescentou.

O magistrado registrou ainda que não se está afirmando que o réu efetivamente cometeu o delito, o que compete ao corpo de jurados do Tribunal do Júri, apenas que há fortes indícios de que não somente participou do crime, como planejou todo o intento criminoso.

Sobre o pedido de exclusão das qualificadoras, o relator apontou que há sérios indícios de que os irmãos e o recorrente teriam prometido vantagem indevida ao corréu para que executasse a vítima, tanto que delegado da ocorrência disse em juízo que, logo após o crime, um dos irmãos foi até um estabelecimento comercial para retirar R$ 3 mil, quantia que serviria como pagamento ao executor dos disparos.

Na apelação, o mesmo entendimento teve o desembargador sobre a qualificadora do recurso que impossibilitou/dificultou a defesa da vítima, visto que os irmãos e o réu distraíram a vítima para que o corréu chegasse às escondidas, disparando à queima roupa.

Ao concluir seu voto, o relator destacou que as dúvidas quanto às linhas de argumentação traçadas entre acusação e defesa devem, por ordem constitucional, ser dirimidas pelo Tribunal do Júri, competente para julgar o mérito das ações que versam sobre crimes dolosos contra a vida.

“A decisão de pronúncia não merece retoque, pois a materialidade do delito foi comprovada, há fortes indícios de autoria, bem como não são descabidas as qualificadoras apresentadas, devendo os pronunciados serem submetidos ao julgamento perante o Tribunal do Júri. Ante o exposto, nego provimento ao recurso em sentido estrito”, concluiu.

Entenda – Consta da denúncia que dois irmãos tinham uma dívida com a vítima, de um valor que haviam emprestado desta, porém não estavam conseguindo pagar as parcelas do empréstimo.

Diante desse fato, o devedor, o irmão, um sobrinho e outro homem decidiram matar a vítima. No dia 12 de julho de 2016, a vítima estava passando de motocicleta na frente da casa dos irmãos, quando um deles a chamou para conversar amistosamente.

Durante a conversa, o réu disse ao tio algo que a vítima não compreendeu e, ao receber aprovação deste, saiu do local. Logo após, o corréu chegou ao local pilotando uma moto, aproximou-se da vítima por trás e, pelas costas, efetuou um disparo com revólver que a atingiu no rosto. A vítima foi socorrida por um vizinho e levada até um hospital, onde sobreviveu.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT