::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
07/04/2021  - TJPB: Câmara Criminal decide que réu será submetido a novo Júri por homicídio
 
Fernando Patriota - TJPB

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, por unanimidade, deu provimento ao apelo do Ministério Público para cassar a decisão proferida pelo Conselho de Sentença e determinou que o réu Luciano Dantas da Silva, conhecido por “Lú”, seja submetido a novo julgamento pelo Tribunal do Júri da Comarca de Alagoinha. A relatoria da Apelação Criminal nº 0000073-40.2018.815.0521 é do desembargador João Benedito da Silva, presidente da Câmara Criminal.

De acordo com relator, a decisão tomada pelo Júri Popular foi manifestamente contrária às provas dos autos.

Conforme a denúncia, no dia 12 de outubro de 2017, o réu, após discutir com André Luiz, por motivo de ciúme, efetuou dois golpes de faca peixeira, um na boca e outro no pescoço, bem como agrediu a vítima com uma cabeçada no tórax, sem lhe oportunizar qualquer possibilidade de defesa. As lesões, posteriormente, causaram a morte da vítima.

Informa os autos que as testemunhas arroladas pelo Ministério Público são unânimes em apontar o réu como autor das agressões físicas que provocaram a morte da vítima.

O desembargador João Benedito da Silva disse em seu voto que é possível a cassação da decisão proferida pelo Conselho de Sentença quando ela acolhe uma versão que não encontra suporte na prova dos autos, "pois não é de se admitir que a conclusão dos jurados seja completamente divorciada do contexto probatório".

Observou, ainda, o relator que sendo a decisão manifestamente contrária às provas dos autos, deve ser cassada e o réu submetido a novo julgamento perante o Tribunal do Júri. "Forçoso reconhecer, portanto, que a decisão vergastada é realmente contrária à prova dos autos, impondo-se novo julgamento pelo Tribunal do Júri", pontuou.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT