::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
22/09/2021  - Apresentado o primeiro relatório do Cadastro Nacional de Violência Doméstica do CNMP
 
CNMP

O primeiro relatório do Cadastro Nacional de Violência Doméstica (CNVD) do Conselho Nacional do Ministério Público foi apresentado nesta segunda-feira, 20 de setembro, durante a 2ª Sessão Extraordinária de 2021. O documento foi apresentado pelo conselheiro e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, Luciano Nunes Maia Freire, que fez alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha, completados em agosto deste ano.

O presidente da CDDF informou que há mais de cinco milhões de dados alimentados no CNVD pelas unidades ministeriais, desde a implementação do sistema, em 2017. Em relação aos casos cadastrados de violência doméstica nos anos de 2020/2021, as mulheres adultas estão entre as maiores vítimas, sendo que as mulheres negras correspondem à maior parte delas; 93% dos autores são homens, predominando a idade entre 31 e 59 anos; e mais da metade dos casos reportados referem-se aos crimes de lesão corporal, ameaça e injúria.

Luciano Nunes Maia Freire, porém, ponderou que: “os dados estão longe de retratar a consistência e a realidade do volume total de casos que chegam às Promotorias do país, apesar dos esforços das unidades para alimentar o sistema. Apenas a partir de uma análise individualizada e mais profunda será possível apurar o quadro de consistência das informações ou se existem dificuldades enfrentadas pelas unidades para adaptar seus órgãos às tecnologias do banco e alimentá-lo adequadamente”.

Na apresentação, o presidente da CDDF também salientou: “Não podemos tolerar a realidade que coloca as mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade em suas próprias casas. A Covid-19 foi a maior prova disso, pois as mulheres que viviam relações abusivas estiveram em situação de maior risco. O aumento dos feminicídios, considerados crimes evitáveis, nos preocupa demasiadamente, e o Ministério Público brasileiro, dando cumprimento ao que prevê a Lei Maria da Penha em exigir da Instituição o cadastro nacional, deve se pautar pelo planejamento de políticas capazes de mudar este triste cenário”.

CNVD

O CNVD foi instituído pela Resolução n° 135/16 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), tendo por fundamento cumprir o comando do artigo 26, inciso III, da Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), ao prever que compete ao Ministério Público “cadastrar os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher”.

Criado e gerido no âmbito da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP, e valendo-se da obrigação legal dirigida ao Ministério Público brasileiro, o CNVD elaborou um programa de banco de dados de abrangência nacional, disponível a todas as unidades. A partir de então, os Ministérios Públicos estaduais passaram a alimentá-lo, incumbindo-lhes a adaptação de seus próprios sistemas e assegurando as condições materiais e humanas para a realização de seu adequado preenchimento.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT