::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
10/04/2024  - TJSC: Vara do Júri de Joinville inicia projeto-piloto com uso de tablets pelos jurados
 
TJSC

Com o objetivo de assegurar maior dinamismo e economia nas sessões de julgamento de crimes dolosos contra a vida, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) iniciou, em abril, na Vara do Tribunal do Júri da comarca de Joinville, um projeto-piloto inédito no Estado: o uso de tablets pelos jurados voluntários. Com o equipamento em mãos, os jurados podem acompanhar o andamento da sessão digitalmente, sem necessidade de material impresso.

Neste primeiro momento, foram entregues três aparelhos carregados com sistema operacional Android e aplicativo leitor de arquivos PDF. Em cada sessão, serão feitos rodízios com os jurados para avaliar a usabilidade do hardware e averiguar se a leitura facilita a dinâmica. Ao final, será verificada a aderência da tecnologia com a leitura de peças, fotos e vídeos.

"Além das facilidades para os jurados, a meta é diminuir os impressos e as atividades cartorárias que precedem as sessões do júri. Desta maneira, garantimos celeridade e economia, pois não há necessidade de imprimir os processos. Antes da sessão, os equipamentos são carregados e têm os mecanismos de conectividade desligados, garantindo a incomunicabilidade ou o acesso a aplicativos", explica Rafael Severo Roman, chefe da Divisão de Suporte e Gestão de Ativos de Tecnologia da Informação do TJSC.

"Agradeço ao presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, que, tão logo assumiu a gestão, atendeu à sugestão deste projeto e enviou os tablets. Vamos sediar na comarca da maior cidade do Estado a implantação desta ideia, que visa economia e agilidade para a Justiça", destacou a juíza Regina Aparecida Soares Ferreira, titular da Vara do Tribunal do Júri de Joinville, ao iniciar a sessão na última terça-feira (2) e explicar o projeto aos presentes.

Pela segunda vez no Conselho de Sentença - a primeira ocorreu em 2021 -, o analista de TI S.L.G. foi um dos sorteados para testar a nova ferramenta. Ele listou as vantagens do sistema: "Com o tablet, temos a facilidade de pesquisar rapidamente palavras-chave no meio do processo, citadas pelo advogado ou promotor, e isso sem falar na economia de papel".

Tablet é um tipo de computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque (touchscreen). É um dispositivo prático, com uso semelhante ao de um computador portátil convencional. Dentro de 30 dias, será feita a primeira apreciação sobre a viabilidade da ação e também a possibilidade de otimizar a avaliação das votações dos quesitos.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT