::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
16/04/2024  - TJPB: Conheça os benefícios em ser jurado no Tribunal do Júri
 
TJPB

Você sabia que uma das atribuições do cidadão é compor o Tribunal de Júri? O jurado tem o dever de afirmar ou negar a existência do fato criminoso atribuído a uma pessoa. O Tribunal do Júri é composto por um juiz-presidente e vinte e cinco jurados, dos quais sete serão sorteados para compor o conselho de sentença. O juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de João Pessoa, Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, explica que o jurado faz jus a uma série de benefícios previstos em lei.

O magistrado destacou que o exercício da função de jurado constitui serviço público relevante e indispensável, o qual estabelece uma presunção de idoneidade moral a quem o exerce. O serviço do jurado é obrigatório e não remunerado, mas lhe são garantidos diversas vantagens perante o meio social e profissional.

“Uma vez indicado para a função, o cidadão terá preferência, em igualdade de condições, nas licitações e concursos públicos; benefícios acadêmicos, a critério da instituição de ensino; para servidores, a função conta para desempate em promoções e pedidos de remoção; há também concursos que usam o maior tempo na função de jurado como critério de desempate”, salientou Antônio Gonçalves.

Ele ainda acrescentou que segundo o tipificado no artigo 439 da Lei n° 11.698/2008, a empresa não pode realizar descontos no salário dos dias que o jurado faltar devido ao serviço de júri. “Essa ausência ao trabalho é considerada justificada, e o empregador deve continuar a remunerá-lo normalmente, mas é importante comunicar à empresa com antecedência sobre a convocação para o serviço de júri. O jurado deve apresentar a documentação correspondente, para garantir que seus direitos sejam respeitados”, afirmou.

O juiz Antônio Gonçalves também informou que caso a empresa desconte o salário indevidamente, é aconselhável procurar orientação junto ao sindicato da categoria, ou consultar um advogado trabalhista para garantir o cumprimento dos seus direitos legais.

Para ser jurado no Tribunal do Júri, o cidadão tem que preencher alguns requisitos, como ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos de idade; não ter antecedentes criminais; ter boa conduta moral e social; estar em pleno gozo dos direitos políticos; e ser residente na região do crime.

O magistrado pontuou que existem certos impedimentos, e o interessado em exercer essa função deve ficar atento a eles. “O jurado não pode manifestar prévia inclinação a condenar ou absolver o réu, nem ser analfabeto ou inimputável, como também não pode ter nenhum vínculo familiar com o acusado”, reforçou o juiz Antônio Gonçalves.

O professor aposentado da rede estadual de ensino da Paraíba, Gumercindo Gomes, exerceu a função de jurado por mais de 15 anos, e expressou a sua gratidão em ter contribuído efetivamente com a sociedade.

“Foi uma experiência incrível, durante esses anos eu conheci muitas pessoas, juízes, promotores, oficiais de justiça, além de ter passado a apreciar mais o lado humano das pessoas, e respeitar as suas dificuldades. Mas, eu preciso confessar que não é fácil ser jurado, é preciso ter em mente a responsabilidade que você carrega, e sempre obedecer a lei e julgar de acordo com a sua consciência”, declarou.

A inscrição para participar do cadastro de Jurados é gratuita e voluntária.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT