::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
17/04/2024  - STJ anula julgamento no Tribunal do Júri em que intimação foi enviada à defensoria pública por mensagem de Whatsapp
 
Defensoria Pública do Paraná

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou um julgamento no Tribunal do Júri de Curitiba, realizado em setembro de 2022, porque a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) foi, na época, intimada por WhatsApp para atuar no caso. O STJ acolheu o pedido da DPE-PR e destacou que a intimação só pode ser feita por meio do sistema de processo eletrônico. Na decisão, da última quinta-feira (11), o ministro Rogerio Schietti ressalta que uma conveniência administrativa, no caso, a comunicação por aplicativo de mensagens, não pode se sobrepor ao devido processo legal estabelecido por lei. A DPE-PR representa três dos quatro réus condenados por homicídio no julgamento.

Além disso, a Justiça enviou as informações para um contato telefônico institucional utilizado para o atendimento da DPE-PR aos(às) usuários(as), ou seja, não era um telefone usado para contatos oficiais entre as instituições. O assessor jurídico da Defensoria que atua no Tribunal do Júri, Bernardo de Medeiros Santiago, explica que a qualidade do serviço público prestado pela instituição poderia ser prejudicada caso se permitisse que intimações processuais fossem expedidas à Defensoria por meios informais. A necessidade da intimação pessoal da Defensoria Pública é estabelecida no artigo 370 do Código de Processo Penal.

“A busca por dar agilidade ao funcionamento da Justiça não justifica a intimação informal. Os julgamentos no Tribunal do Júri são muito complexos, e por isso os prazos de cada caso devem ser respeitados. Nesse sentido, a Defensoria Pública precisa de tempo suficiente para realizar um bom trabalho e garantir uma atuação de qualidade”, explica Santiago.

Agravo em Recurso Especial Nº 2300987/PR

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT