::Confraria do Júri::

A Confraria do Júri apóia ações dirigidas ao estímulo à participação de homens e mulheres na missão de jurados - Confraria do Júri

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Documentos
 
23/06/2020  - Retorno das sessões do Júri: Confraria do Júri encaminha nota técnica para CNJ
 
Confraria do Júri

A Associação dos Promotores do Júri (Confraria do Júri) encaminhou, em 23 de junho, nota técnica ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com sugestões para viabilizar o retorno das sessões do Tribunal do Júri em todo o país, suspensas desde março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19. A intenção é apoiar a possibilidade de julgamentos por videoconferência dos crimes dolosos contra a vida e sugerir alterações no texto em análise sobre o tema no CNJ. Em manifestação na sessão de junho do CNJ, o conselheiro Mário Guerreiro apresentou minuta de uma resolução (clique aqui), elaborado por grupo de trabalho do Conselho, justamente com o intuito de implantar as sessões virtuais. É esta minuta que recebe ampla atenção da Confraria do Júri, mais especificamente nos artigos 3º e 4º. Clique aqui e acesse a Nota Técnica da Confraria do Júri.

A resolução do CNJ, ainda em gestação, “autoriza, aos Tribunais de Justiça e aos Tribunais Regionais Federais, a adoção de procedimentos para o uso de videoconferência na realização das sessões de julgamento do Tribunal do Júri, em razão das contingências geradas pela pandemia da Covid-19”. Em sua redação original, a minuta do CNJ afirma, em seu artigo 3º, que “o juiz poderá convocar os jurados do período para uma reunião virtual prévia, com a participação de representantes do Ministério Público e da Defesa, ocasião na qual analisará os pedidos de dispensa e dará explicações sobre o procedimento do júri”. No entanto, apesar da intenção positiva do texto original, trata-se de medida burocrática desnecessária, ainda mais em tempos de pandemia. A Confraria sugere que as dispensas possam ser decididas na sessão de julgamento, conforme certidão da Vara do Tribunal do Júri, confeccionada a partir do prévio contato estabelecido com as pessoas constantes na lista dos jurados.

Já o artigo 4º, da minuta de resolução, orienta: “Na data designada, a sessão de julgamento do Tribunal do Júri poderá se iniciar virtualmente, pelo sistema de videoconferência, com o acompanhamento virtual do juiz, do representante do Ministério Público, da Defesa técnica e do réu, momento em que será realizado o sorteio dos sete jurados que comporão o conselho de sentença”. A Confraria vê como temerário este artigo e entende que, acolhida a alteração proposta para o artigo 3º, se faz desnecessária a medida aqui em análise. “No traslado para o local de julgamento, as pessoas estão expostas a inúmeros imprevistos e eventuais interferências. Vale dizer, a formação do Conselho de Sentença ocorrerá na própria sessão de julgamento dentre os jurados presentes, respeitado o número mínimo de 15 jurados previsto no Código de Processo Penal”, ressalta o documento.

A Confraria do Júri congrega promotores de Justiça, principalmente do Estado de Mato Grosso. A Nota Técnica 01/2020 é assinada pela presidente da Confraria do Júri, promotora de Justiça Marcelle Rodrigues da Costa e Faria. Em suas considerações, a presidente da Confraria enfatiza que “os julgamentos pelo Tribunal do Júri não podem ser suspensos indefinidamente, pois, além da violação ao direito à vida exigir rápida resposta estatal, o acusado tem o direito de ser julgado em prazo razoável e a sociedade não pode ser desprotegida com a liberdade de pessoas com significativo potencial de ofender a paz social”.

Voltar


comente/critique essa matéria

 
Telefone

 Confraria do Jé ­ Rua 6, s/n�, CPA - Cuiab�/MT

  Produzido por Coltri Consultoria e Assessoria Organizacional
  www.coltri.com.br - fone: (65) 8404-0247
看着平平的胸部,让人说为“飞机场”丰胸产品,这种滋味真不好受。如何让A胸变为D胸呢?其实日常生活中有很多丰胸的食物丰胸达人,那么丰胸的食物有哪些呢?我们一起来看看吧酒酿蛋丰胸产品!为了更精确的爱护好女性的乳房,在此我们为您提供丰胸专家为您一对一免费指导!产后丰胸方法