::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
18/05/2020  - MPDFT cria projeto para apresentar dados dos crimes contra a vida
 
MPDFT

Com o objetivo de oferecer à sociedade dados que, de fato, reflitam a realidade dos crimes contra a vida, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) institucionalizou nesta segunda-feira, 11 de maio, o projeto Verum. A iniciativa, do Núcleo do Tribunal do Júri e Defesa da Vida, visa compreender em suas singularidades e particularidades como as instituições atuam na responsabilização dos autores dos crimes de homicídio.

Além do Núcleo, o projeto envolve a Secretaria de Tecnologia de Informação (STI), a Corregedoria, a Secretaria de Segurança Institucional e todas as promotorias que atuam nos Tribunais do Júri. Foram desenvolvidas ferramentas de tecnologia da informação e “Business Inteligence” com a finalidade de documentar e extrair as informações pertinentes dos processos e inquéritos. Dessa forma, será possível apurar as taxas de resolução dos inquéritos, os percentuais de condenação, e os prazos despendidos em cada uma das fases do processo. A ferramenta permite dividir as ocorrências por tipo de crime, local de ocorrência e arma utilizada. É possível, ainda, distinguir os flagrantes delitos.

Num primeiro momento, estão sendo tratados os crimes ocorridos no ano de 2018, e os crimes de 2019 já começaram a ser documentados. O gestor do projeto, promotor de Justiça Raoni Maciel, explica que o projeto permitirá acompanhar o desempenho do sistema de Justiça Criminal ao longo do tempo. “Ele se constituirá numa ferramenta de apoio para tomada de decisões das autoridades, fonte de estudo para acadêmicos e de informação para a sociedade civil”.

Verum é um substantivo neutro latino que significa “o verdadeiro, aquele que faz o que diz, e diz o que faz”. O programa pretende apresentar dados mais exatos, confiáveis e próximos da realidade acerca do processamento dos crimes de homicídio consumado em todo o Distrito Federal, e em cada uma das suas unidades administrativas. “O Verum permitirá o tratamento técnico e científico do enfrentamento ao crime de homicídio”, conclui Raoni.

O Núcleo do Tribunal do Júri e Defesa da Vida foi criado em 2019, para coordenar e dar unidade às atividades das promotorias do Juri que existem no DF. A ideia é ajudar a desenvolver e ampliar boas práticas, apoiar técnica e operacionalmente os promotores do Juri e fortalecer os locais em que há excesso de demanda.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT