::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
20/05/2020  - Tribunal dos EUA realizará júri transmitido via Zoom
 
Olhar Digital

Com julgamentos parados por causa da Covid-19, um tribunal do Texas testará realizar um julgamento com presença de jurados por videoconferência

Julgamentos com a presença de júri nos Estados Unidos estão suspensos por causa da pandemia da Covid-19. Mas um tribunal do Texas irá tentar se manter ativo deixando os jurados ouvirem o caso através do Zoom.

Uma das primeiras etapas do julgamento, a escolha do júri, foi feita por videoconferência pelos advogados envolvidos em uma disputa relacionada a seguros no Tribunal Distrital de Collin County. Os candidatos se conectaram por smartphone, laptop e tablet, e a seleção foi transmitida no YouTube. Esse será o primeiro julgamento virtual a ser realizado nos Estados Unidos durante a crise causada pelo novo coronavírus.

O julgamento será sumário e tomará apenas um dia: os jurados ouvem uma versão condensada do caso e emitem um veredicto não vinculativo. Autoridades acreditam que o formato abreviado e o veredicto não vinculativo tornam o caso ideal para testar a viabilidade de realizar julgamentos de júri remotamente.

"Você não pode arrastar as pessoas para o tribunal e fazê-las sentar-se juntas por dias seguidos", avalia o presidente da Supera Corte do Texas, Nathan Hecht. Desde março, tribunais em todo o país restringiram as operações e limitaram as audiências pessoais. Em 39 estados e no Distrito de Columbia, sistemas judiciais incentivaram juízes a conduzir audiências remotamente por telefone ou videoconferência.

Porém, os julgamentos com júri foram interrompidos, o que forçou tribunais de muitos estados a elaborarem planos para retomar as operações. As ideias incluem espalhar os jurados dentro do tribunal, para respeitar o distanciamento, e exigir que eles e advogados usem máscaras. Mesmo com essas precauções, centenas de pessoas podem ser solicitadas a comparecer ao júri.

A juíza Emily Miskel, que conduzirá o julgamento, disse que o caso poderia esclarecer se uma "abordagem híbrida" é possível, na qual a seleção do júri é virtual e o restante do julgamento é realizado pessoalmente. Tribunais 100% remotos apresentam alguns desafios, incluindo garantir que os jurados continuem atentos e não realizem pesquisas on-line durante as apresentações.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT