::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
17/07/2020  - TJ-SP: Qualificadora da surpresa é incompatível com dolo eventual
 
Tábata Viapiana - Conjur

São incompatíveis a qualificadora da surpresa e o dolo eventual. Com esse entendimento, a 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo anulou o júri de um homem acusado de matar uma criança de 11 anos e ferir outras duas pessoas após um acidente de trânsito. A batida ocorreu enquanto o réu fugia de uma viatura policial por estar dirigindo sem CNH.

Por maioria de votos, o júri foi anulado em decorrência do reconhecimento arbitrário da qualificadora da surpresa. Segundo o relator, desembargador Paulo Rossi, para a configuração do elemento surpresa (traição, emboscada e dissimulação), é imprescindível a presença do elemento subjetivo do agente — "dolo direto, na espécie, o propósito deliberado de surpreender a vítima, retirando ou minorando-lhe a capacidade de reação. Não basta, com efeito, a investida de inopino, sem que o ofendido a espere", afirmou.

Para o relator, não se pode admitir tal qualificadora apenas em decorrência da "assunção do risco própria da caracterização do dolo eventual, sob pena de se abonar a responsabilização objetiva repudiada no Estado Democrático de Direito, pois tal fundamento serviria de justificativa de maneira uniforme para a incidência de outras circunstâncias que qualificam o homicídio, como a própria motivação fútil, por exemplo".

Rossi, no entanto, votou apenas para afastar a qualificadora de meio que dificultou a defesa da vítima, sem reflexo na pena imposta ao acusado (21 anos de prisão). A proposta de anular o júri partiu do revisor, desembargador Amable Lopez Soto. Segundo ele, no caso de reconhecimento arbitrário de qualquer qualificadora pelo júri, "a solução obrigatoriamente é a anulação do julgamento, com determinação de que outro seja realizado".

"O tribunal não pode decotar qualificadora em recurso de apelação, sob pena de usurpação da competência dos jurados", completou Soto. O voto foi acompanhado pelo terceiro integrante da turma julgadora, resultando na anulação do júri. O réu será submetido a novo júri, ainda sem data marcada.

Processo 0000231-50.2018.8.26.0146

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT