::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
17/09/2020  - TJDFT: Tribunal do Júri retoma julgamentos presenciais com réus presos
 
TJDFT

Neste mês de setembro, o Tribunal do Júri de Águas Claras, na jurisdição do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), retomou os julgamentos presenciais de réus presos, com base na Portaria Conjunta 72/2020. As audiências e sessões presenciais estavam suspensas desde o mês de março, devido à pandemia da Covid-19. Depois do Tribunal do Júri de Brasília, que realizou três julgamentos com réus presos em agosto, esta é a segunda vara de Tribunal do Júri a retomar as sessões nessa modalidade.

A sessão plenária do Tribunal do Júri de Águas Claras foi realizada no dia 8 de setembro, com a observância de todas as medidas preventivas sanitárias, previstas em lei, contra o novo coronavírus, bem como ao disposto na Portaria Conjunta 78/2020. Entre os cuidados que foram tomados no julgamento estavam o fornecimentos de álcool gel aos presentes na sessão, uso obrigatório de máscara facial e face shields, e distanciamento de, pelo menos, 1,5m entre os participantes. Além disso, foi disponibilizado servidor da limpeza para desinfecção das áreas comuns e plenário.

A sessão foi fechada ao público e, por precaução, o presidente do Júri não permitiu a presença de parentes do réu nem da vítima, só participando do ato aqueles considerados indispensáveis à realização da sessão. As testemunhas e o réu foram ouvidos por meio de aplicativo de videoconferência e interessados no processo puderam acompanhar o julgamento por meio virtual.

O réu acompanhou toda a sessão de julgamento no Fórum, em sala própria, com a transmissão virtual dos debates entre acusação e defesa. Os jurados foram sorteados de forma remota e, para manter o distanciamento necessário, ocuparam as cadeiras destinadas ao público.

O processo em análise foi sobre uma tentativa de homicídio, ocorrida na região administrativa de Vicente Pires com uso de arma de fogo, praticada contra Paulo Ricardo dos Santos. O acusado, Fernando de Sousa Nunes, foi condenado a 9 anos e 15 dias de reclusão, em regime inicial fechado.

De acordo com os autos, Fernando, com uso de arma de fogo, atingiu a vítima no rosto. Contudo, o homicídio não se consumou porque a vítima recebeu atendimento médico a tempo. Para o Ministério Público, “o crime foi cometido por motivo torpe”, pois o réu “agiu movido por sentimento egoístico de posse”, decorrente do fato de não aceitar o término do seu relacionamento com a ex-companheira e o envolvimento dela com a vítima.

Mesmo com as medidas de prevenção adotadas, o reinício dos julgamentos presenciais está acontecendo de forma gradual, conforme disposto na Portaria Conjunta 72/2020.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT