::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
17/11/2020  - TJDFT: Acusado de matar companheira e ocultar cadáver em bueiro é condenado a 19 anos de prisão
 
TJDFT

O réu Henrique Farley Carneiro de Almeida foi condenado à pena de 19 anos e seis meses de reclusão por feminicídio e ocultação de cadáver de sua companheira Maria de Jesus Nascimento. O julgamento ocorreu no dia 05 de novembro, em sessão de julgamento realizada no Tribunal do Júri de Taguatinga.

A princípio, o réu foi pronunciado para ser julgado pelo Tribunal do Júri sob a acusação de cometer homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, com emprego de meio cruel e feminicídio, por ser crime praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino no contexto de violência doméstica e familiar) e ocultação de cadáver, crimes previstos nos artigos 121, § 2º, incisos I, III e VI, c/c § 2º-A, inciso I, e 211 do do Código Penal.

No entanto, em plenário, os jurados reconheceram a materialidade e autoria dos crimes, mas acolheram apenas a qualificadora do feminicídio. Sendo assim, o juiz presidente do Júri condenou o réu por feminicídio e ocultação de cadáver, restando incurso nas penas do art. 121, § 2º, inciso VI, c/c § 2º-A, inciso I, e do art. 211 do Código Penal.

Segundo o juiz, a conduta do réu, “com plena consciência da ilicitude, foi extremamente censurável, revelando imenso desvalor pela vida humana”. O magistrado disse ainda que “O réu, mesmo com a vítima em pânico procurando ajuda das instituições do Estado, não foi demovido da ideia de matá-la, numa situação de reiteradas agressões, imbuído de um dolo que protraiu no tempo, até o fim almejado ser consumado, com um o golpe de faca deixando-a no local agonizando até a morte”.

O crime ocorreu no dia 9 de maio de 2019, no interior da residência do casal, no Setor de Chácaras Santa Luzia, em Taguatinga. Segundo a denúncia do MPDFT, o acusado atingiu a vítima com um golpe de faca no peito e, logo em seguida, deixou a vítima agonizando no chão do barraco onde viviam até que ela morresse. No dia seguinte, o réu embalou o corpo da vítima em lençóis e, com auxílio de um carrinho de supermercado, transportou-o até um bueiro próximo a sua residência, no qual ocultou o cadáver.

O réu respondeu ao processo preso, deverá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado e não poderá recorrer da sentença em liberdade.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT