::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
22/02/2021  - ''A gente romantiza. É um crime de ódio'': promotora fala sobre feminicídio em evento online
 
MP-PB

A gente romantiza o feminicídio, principalmente, porque, em alguns casos, o assassino se suicida ou chora e perde perdão. Precisamos reconhecer que não é um crime passional, é um crime de ódio”, diz a promotora de Justiça Artemise Leal, que atua no Tribunal do Júri de João Pessoa, e é uma das palestrantes do webinário “Ações das polícias no enfrentamento à violência contra a mulher”. O evento online, promovido pela Polícia Civil, por meio da Coordenadoria das Delegacias da Mulher (Cordeam) e Acadepol, acontecerá a partir das 8h30 (horário local) desta terça-feira (23/02), e será transmitido pelo www.youtube.com/policiacivilpb.

A promotora Artemise Leal vai falar sobre a investigação com perspectiva de gênero das mortes violentas de mulheres para o acolhimento em plenário do júri da qualificadora do feminicídio. Ela explica que há diretrizes nacionais que norteiam a investigação, o processo e o julgamento com perspectiva de gênero das mortes violentas de mulheres. Segundo ela, os agentes públicos, especialmente policiais e promotores de Justiça, devem estar atentos e buscar elementos que configuram os crimes de feminicídio, quer tentados, quer consumados, para o reconhecimento da qualificadora.

“Há certas nuances que precisam ser investigadas desde o início, por exemplo: periciar não só o local da morte violenta, mas também onde a vítima residia para saber se lá há sinais de violência, se já foi externado em outros ambientes que ela reside e frequentava o ódio ou desprezo à sua condição de mulher. Então, é uma investigação que requer cuidado para que fique caracterizada a dominação, o machismo, a coisificação; para que se consiga extrair o perfil psicológico do agressor. Às vezes, a mulher tenta acobertar o companheiro por causa do ciclo de violência arraigado. Então cabe ao policial que vai investigar, ao promotor do caso ter um olhar atento para essas questões. O que a gente sugere é que a polícia inquira pais, amigos, colegas de trabalho para tentar extrair elementos que mostrem que a vítima já vinha num ciclo pretérito de violência”, explica Artemise Leal.

Um réu que chora

A representante do MPPB destaca que a investigação de um feminicídio é diferenciada, requerendo do agente público um olhar atento e uma coleta de provas desse tipo de crime para que sejam expostas no tribunal do júri. “O réu é quase sempre é um réu que chora, que pede perdão na frente do juiz e que não tem antecedentes criminais. Então, a prova produzida é para pessoas da sociedade, que já vêm com seus preconceitos, com o machismo arraigado e estrutural, aceitando a dominação (homem é o dono da mulher). A gente precisa ter a prova mostrando que o crime de feminicídio não é um crime de paixão, que não é nada romântico; que não é um crime que se matou porque amava. É um crime de ódio, de domínio; é um crime no qual o réu é um egoísta porque ele poderia resolver de outra forma. Se fosse amor, ele não mataria a mulher”, afirmou.

Culpabilização da vítima

A promotora de Justiça também chama a atenção para o papel do promotor de Justiça do tribunal do júri despertar os jurados para essas questões que permeiam o crime de feminicídio e estar sensível a elas. “O promotor de justiça precisa reconhecer as testemunhas que podem trazer elementos para configurar o ciclo de violência. Ele não pode indagar a vítima (no caso da tentativa de feminicídio) com perguntas de cunho preconceituoso, envolvendo, por exemplo, características de vestimentas ou estilo de vida da vítima, a fim de evitar um julgamento de valor que leve a culpabilização da vítima. às vezes, somos tão machistas que fazermos perguntas que culpam a vítima e não o acusado”, pontua.

Afastamento da tese de legítima defesa da honra

Artemise Leal também ressalta que deve se estabelecer um protocolo mínimo a ser seguido pelo legista quanto aos dados que devam constar no laudo, por exemplo, a descrição das feridas, locais e momentos das lesões (se em vida ou quando ja não mais havia sinais vitais). “Lesões excessivas no cadáver possuem relevância para constituir a tese de menosprezo ou discriminação ao corpo feminino e o ódio. É necessário levantar a existência de ocorrências policiais para levantar o histórico de violência envolvendo autor e vítima e periciar local de crime mediato e imediato, para fins de identificar violação simbólica também. A legítima defesa da honra precisa ser extirpada, porque a honra, apesar ser bem jurídico tutelado, não é mais importante que a vida”, disse.

Canais de denúncias

A Cordeam está divulgando o webinário nas redes sociais, chamando a atenção da sociedade para a importância de denunciar a violência de gênero, presencialmente ou pelos canais eletrônicos (190 - emergência da Polícia Militar; 197 - denúncia anônima da Polícia Civil; 123 - denúncia anônima - do Disque Violência). A Delegacia Online (www.delegaciaonline.pb.gov.br) pode ser acessada em casos de violência doméstica e solicitação de medidas protetivas de urgência que não envolvam violência física ou sexual.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT