::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
15/03/2021  - TJMG: Policiais Civis vão a júri por tentativa de homicídio em boate
 
TJMG

Três policiais civis irão a júri popular, acusados de tentativa de homicídio contra um cliente de uma boate de Belo Horizonte e ainda pelo crime de tortura contra ele e outros três clientes. A sentença de pronúncia é do juiz sumariante do 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte, Marcelo Rodrigues Fioravante, publicada em fevereiro.

De acordo com a denúncia, no dia 3 de junho de 2005, os três policiais estavam na boate, localizada dentro do shopping Ponteio, na zona Centro-Sul da capital, e um deles assediou uma cliente, irmã de uma das vítimas, quando aguardavam na fila para pagar a conta.

Ele foi advertido por um dos rapazes, F.S.A.B., de que ela estava acompanhada e aquela atitude poderia causar problema.

Em resposta, o policial civil L.H.M.S. atirou um copo em direção àquela vítima, tendo apenas o líquido atingido o rosto dela. A confusão foi contida pelos seguranças da casa noturna, que expulsaram o agressor e os companheiros dele.

Ao sair da boate, o grupo que acompanhava a mulher assediada foi surpreendido pelo policial L.H.M.S. e mais dois colegas, também policiais civis, M.L.M. e R.V.C.S. Os três passaram a agredir F.S.A.B., A.R.R., L.S.M. e A.B.V., chegando a disparar com uma arma de fogo contra a primeira vítima.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, os policiais foram investigados pela Corregedoria da Polícia Civil, que confirmou a prática dos delitos pelos três acusados. O MP denunciou os três por tentativa de homicídio qualificado e, em 2017, eles chegaram a ser pronunciados pela Justiça por esse crime contra as quatro vítimas, mas a defesa alegou que suas teses não foram analisadas e entrou com recurso, julgado procedente pelo Tribunal de Justiça, que anulou a sentença de pronúncia.

Ao reexaminar os autos, o juiz Marcelo Fioravante citou o relatório realizado pela Corregedoria-Geral da própria Polícia Civil. A instituição concluiu que os réus M.L.M., L.H.M.S. e R.V.C.S. foram indiciados pela prática do crime previsto no inciso II, do artigo 1º da Lei nº 9.455/97 (tortura) c/c artigo 312 do CP (peculato desvio). Segundo apurado pela Corregedoria, as vítimas A.R.R. e F.S.A.B. foram agredidas fisicamente, inclusive, com disparos de arma de fogo.

Ao analisar as provas e depoimentos colhidos, tanto na fase de inquérito quanto na fase judicial, o juiz Marcelo Fioravante concluiu haver indícios da tentativa de homicídio em relação à vítima F.S.A.B., somente. Ele citou os depoimentos de testemunhas e das demais vítimas, que afastaram o indício de os réus terem atentado contra a vida das outras três vítimas também.

Alguns dos depoentes disseram ter ouvido os disparos no estacionamento e só então terem ido em direção ao local onde estava a vítima F.S.A.B., momento em que foram abordados pelo trio. Eles se identificaram como membros da Polícia Civil, e ordenaram que os outros três rapazes se deitassem no chão, passando a agredi-los e ameaçá-los, inclusive empunhando armas de fogo.

Por essa razão, o juiz Marcelo Fioravante pronunciou os três acusados por tentativa de homicídio qualificado somente em relação à vítima F.S.A.B.

O juiz considerou, porém, que há indícios de que o trio praticou o crime de tortura, não importando a intensidade das agressões cometidas contra as quatro vítimas, razão pela qual, considerando ainda a conexão entre os fatos, o crime de tortura também deverá ser apreciado pelo Conselho de Sentença em julgamento pelo 1º Tribunal do Júri.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT