::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
19/03/2021  - TJSP: Mantido júri que condenou réu por atear fogo em ex-companheira
 
TJSP

A 10ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve júri que condenou réu por atear fogo em ex-companheira. Foram reconhecidas as qualificadoras de feminicídio, motivo fútil e emprego de fogo, tendo a pena sido fixada em 24 anos de reclusão, em regime inicial fechado.

Consta nos autos que o homem e a vítima mantiveram união estável por cinco anos. Após o término do relacionamento surgiu uma desavença sobre a divisão do patrimônio, pois ele passou a exigir metade do valor do estabelecimento comercial da ex-companheira. Por causa disso, o réu ateou fogo na mulher e fugiu. A vítima ficou internada por 45 dias, mas não resistiu às queimaduras. O homem foi posteriormente encontrado no estado da Bahia.

De acordo com o desembargador Nuevo Campos, relator da apelação, “em relação às qualificadoras do crime de homicídio, por encontrarem nos autos suficientes elementos probatórios, devem prevalecer”. Segundo ele, a qualificadora de feminicídio é compatível com as circunstâncias do crime apuradas durante a persecução penal, “uma vez que a vítima, do sexo feminino, era ex-companheira do acusado”. O magistrado ainda citou a “personalidade desajustada do agente, voltada à prática de crimes”.

O julgamento teve a participação dos desembargadores Rachid Vaz de Almeida e Carlos Bueno. A decisão foi unânime.

Dia da Internacional da Mulher (8 de março) – Para marcar a data, oficializada pela ONU em 1975, o portal do TJSP publica ao longo da semana notícias de decisões relacionadas à proteção dos direitos das mulheres.

Apelação nº 0000799-69.2017.8.26.0609

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT