::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
24/03/2021  - Fux assume compromisso de cobrar rapidez para o júri sobre Marielle Franco
 
Site Conjur e Agência CNJ de Notícias

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, assumiu o compromisso de cobrar rapidez na formação do Tribunal do Júri para julgar os acusados pelo assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, ocorrido há três anos.

Durante reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário, nesta terça-feira (23/3), Fux afirmou que o CNJ vai se empenhar para que esse caso seja resolvido o mais rápido possível.

"O Conselho Nacional de Justiça cobrará a realização bastante célere do júri para que apure todos os fatores que influenciaram esse flagelo que ocorreu na política brasileira, que foi o assassinato brutal de Marielle Franco", disse o ministro.

O compromisso foi assumido por Fux após apresentação da viúva de Marielle, Monica Benício, sobre a situação em que se encontra o caso da vereadora, assassinada junto com o motorista Anderson Gomes. Atualmente vereadora no Rio de Janeiro, Monica reafirmou a importância de que ocorram os julgamentos dos acusados pela execução do crime, Ronnie Lessa e Elcio Queiroz. Eles recorreram, mas o juiz responsável pelo processo no Rio de Janeiro manteve a decisão.

A vereadora destacou que a maior preocupação que o caso traz é que existe ainda hoje um grupo no país que utiliza a violência e o assassinato como uma estratégia política. "O mundo exige resposta e o Estado brasileiro tem o compromisso de apresentá-la".

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT