::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
31/08/2021  - MPSC leva detento à condenação do Júri pela morte de colega de cela
 
MPSC

Um detento que matou um colega de cela asfixiado no Presídio do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí foi condenado em sessão do Tribunal do Júri(12/8). Gelson Sebastião de Jesus foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por ter matado a vítima com um golpe de "mata-leão".

A Promotora de Justiça Cristina Balceiro da Motta explica que o réu teve a ajuda de outros dois detentos que estavam na cela no momento do crime. Os dois homens também foram denunciados pela 8ª Promotoria de Justiça de Itajaí, mas inicialmente a denúncia não foi aceita e o processo seguiu apenas com Gelson como réu. O MPSC recorreu e obteve a reforma da decisão no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, assim, os dois agora respondem a uma ação penal pública pelo mesmo crime e deverão ser julgados pelo Júri em outra oportunidade.

Os jurados que formaram o Conselho de Sentença seguiram o entendimento do MPSC e condenaram o réu por homicídio qualificado - por uso de asfixia. O detento terá que cumprir a pena de 12 anos e dois meses de reclusão. O crime ocorreu em 17 de agosto de 2020.

O Conselho de Sentença considerou que o homem cometeu o crime por relevante valor moral ou social, reduzindo assim a sua pena. O júri entendeu que Gelson matou motivado pela vítima estar cumprido pena por estupro de vulnerável e por haver um caso deste tipo de crime em sua família. O Conselho também acolheu a tese de que a vítima era uma pessoa perigosa e que o réu estava perturbado porque estava sem seus remédios.

O réu não poderá recorrer em liberdade. A decisão é passível de recurso.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT