::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
03/09/2021  - TJMS: Pai que afogou filho na bacia é condenado a 20 anos de reclusão
 
TJMS

Submetido a julgamento, pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, o pai acusado de afogar seu filho de 2 anos e 11 meses numa bacia com água foi condenado à pena de 20 anos de reclusão por homicídio qualificado pelo motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. A sessão aconteceu em 25 de agosto. O réu havia se separado da mãe da criança cerca de dois meses antes do ocorrido e teria agido por vingança, inconformado com a separação.

O fato aconteceu no dia 19 de setembro de 2019, em Campo Grande, quando ele exercia o seu direito de visitas, estando a criança sob os cuidados dele e da avó paterna. De acordo com a denúncia, inconformado com a separação resolveu vingar-se da ex-convivente, então encheu uma bacia com água, pegou a criança que estava dormindo e ainda vestida a afogou, matando-a, caracterizando o motivo torpe. Ele também teria utilizado de recurso que dificultou a defesa, porque afogou o bebê enquanto estava dormindo e empregou meio cruel pela asfixia.

Embora tenha confessado o crime, o réu apresentou versões diferentes dos fatos. Quando interrogado em juízo, assumiu de maneira parcial, negando que teria afogado a criança, mas que a deixou com roupa dentro da bacia com os pés para fora, se afastou e a viu se debatendo, enquanto saiu para olhar e escrever no celular. Já em plenário, ele preferiu exercer o direito de permanecer em silêncio.

Durante a fase de debates, a promotora de justiça e o assistente de acusação pediram a condenação nos termos da pronúncia. Já o defensor público pediu a exclusão das qualificadoras do motivo torpe e do recurso que dificultou a defesa da vítima.

Por maioria de votos declarados, o Conselho de Sentença, formado por quatro homens e três mulheres, condenou o réu pelo homicídio triplamente qualificado, agravado pelo fato de ter sido cometido contra descendente (filho) e a vítima ser criança.

Em análise das circunstâncias judiciais para a fixação da pena, o juiz que presidiu o julgamento, Aluízio Pereira dos Santos, apontou a culpabilidade reprovável (dolo intenso) do réu, pois após afogar o próprio filho numa bacia de água, ele secou o corpo da criança e foi em busca de socorro médico na Santa Casa, simulando que teria sido assaltado e que os assaltantes jogaram o filho no córrego.

O crime é hediondo e o regime de pena é o fechado. O réu permanece preso preventivamente. O júri iniciou às 8 horas e terminou por volta do meio-dia.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT