::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
06/05/2025  - Selo ''Respeito e inclusão no combate ao feminicídio'': Unidade Nacional de Capacitação do MP e Corregedoria Nacional adotam curso elaborado pelo MPRJ
 
CNMP

A Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) e a Corregedoria Nacional do Ministério Público (CN) adotaram como referência para a certificação do selo "Respeito e inclusão no combate ao feminicídio" o curso de capacitação de membros do Ministério Público brasileiro para atuarem com perspectiva de gênero elaborado pelo Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB) e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD), vinculados ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

A íntegra do curso será disponibilizada para que seja disseminada pelas Escolas e Centros de Aperfeiçoamento e Estudo Funcional (Ceaf) de cada MP. A capacitação irá facilitar a concretização da formação e o cumprimento dos requisitos para a certificação indicados no Edital CNMP-CN nº 01/2024.

Para obter o material, as unidades e ramos do MP deverão entrar em contato com o Núcleo de Ensino a Distância do IERBB pelo e-mail ierbb.ead@mprj.mp.br ou pelos telefones (21) 2550-9370/9358.

Para as instituições que utilizam a plataforma de ensino a distância Moodle será fornecido link para o download de arquivo compactado contendo o curso integral, pronto para ser inserido na ferramenta.

Já para os órgãos que operam com outras plataformas de ensino a distância, será fornecido link contendo arquivo em formato PDF. Nesse documento, constarão os links para acesso individual aos materiais do curso, incluindo vídeos e demais conteúdos necessários à implementação nas respectivas plataformas.

Selo “Respeito e inclusão no combate ao feminicídio”

O selo “Respeito e inclusão no combate ao feminicídio”, lançado em novembro do ano passado, irá certificar e reconhecer as unidades do Ministério Público que se destacam em ações de combate ao feminicídio. A iniciativa visa a incentivar a implementação de práticas de inclusão e respeito, além de reforçar a importância da atuação das instituições de justiça no enfrentamento da violência de gênero.

O selo será concedido pela Corregedoria Nacional do Ministério Público aos ramos do Ministério Público brasileiro que cumprirem os requisitos estabelecidos no artigo 1º do Edital CNMP-CN nº 01/2024. A certificação é dividida em três níveis: ouro, prata e bronze. Cada nível demonstra o engajamento e o alcance das iniciativas adotadas pelos ramos do Ministério Público.

O edital tem como objetivo certificar os ramos do MP que se comprometerem, no prazo de nove meses, a capacitar membros das unidades dos MPs dos Estados e da União para atuarem com perspectiva de gênero; realizar campanhas de conscientização sobre o papel da instituição no combate à violência de gênero, fortalecendo a atuação e o compromisso na defesa dos direitos das mulheres; e elaborar de um fluxo eficaz para a gestão de casos de agressores que utilizem dispositivos eletrônicos como medida protetiva de urgência, devido à violência doméstica, pactuado entre os MPs dos Estados e da União e o Executivo, visando a atender agressores e mulheres em situação de violência doméstica.

- Leia o Edital CNMP-CN nº 01/2024.

- Veja a programação do curso!


Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT