TJMT
A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-TJMT), a Defensoria Pública e o Ministério Público de Mato Grosso expandem o Programa Mais Júri em Mato Grosso. O programa, que tem o objetivo de acelerar a tramitação de processos de crimes contra a vida, tentados ou consumados, e que tenham decisões de pronúncia proferidas, chega à Comarca de Barra do Bugres (165 km de Cuiabá).
As sessões de julgamento tiveram início na segunda-feira (5 de agosto) e seguem até o dia 6 de setembro. Estão previstas 25 sessões do Tribunal do Júri, no Fórum ‘Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes’.
Segundo o juiz-auxiliar da CGJ e coordenador do programa Mais Júri, Emerson Cajango, o programa está sendo expandido para todo o Estado. Desde sua criação, em 2023, o mutirão já ocorreu nas Comarcas de Cuiabá, Sorriso e Várzea Grande.
“Seguimos com o nosso propósito de dar vazão às sessões do Tribunal do Júri acumuladas, reforçando o nosso compromisso com uma justiça mais célere e efetiva. Identificamos, durante a última correição em Barra do Bugres um alto número de processos acumulados, que se enquadravam no programa Mais Júri. Esperamos, com apoio de todos os parceiros, dar a resposta à sociedade naqueles crimes mais graves, que são contra a vida”, ressalta.
O juiz auxiliar complementa que, durante as correições, também foi constatado um acúmulo de processos em Terra Nova do Norte (675 km de Cuiabá). “Estamos nos preparando para levar o mutirão para a Comarca no mês de outubro, com a previsão de realização de 15 sessões do Tribunal do Júri”, adianta.
Mais Júri – O programa é o resultado do termo de cooperação interinstitucional firmado pelo Judiciário com a Defensoria Pública e o Ministério Público. O objetivo é realizar julgamentos de processos com decisão de pronúncia já proferida.
Em Barra do Bugres, para atender a demanda, foram convocados os juízes cooperados: Jorge Alexandre Martins Ferreira, Luiz Antonio Muniz Rocha, Maurício Alexandre Ribeiro, Ana Cristina Silva Mendes e João Filho de Almeida Portela.
|