::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
09/01/2025  - Campanha nacional de combate ao feminicídio é divulgada pelo MPMT
 
MPMT

O Ministério Público de Mato Grosso está engajado na campanha “MP em ação: fortalecimento do Ministério Público brasileiro no combate ao feminicídio - respeito e inclusão", que está no ar desde novembro do ano passado com o objetivo de promover a conscientização sobre a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas e a importância do envolvimento da sociedade no combate à violência doméstica e ao feminicídio. A iniciativa é do Ministério Público Brasileiro, por meio da Corregedoria Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

Por meio de vídeos e materiais a serem veiculados pela internet, a campanha destaca o papel fundamental do Ministério Público na defesa dos direitos das vítimas e na promoção de justiça e proteção. Faz, ainda, um apelo à sociedade para se engajar no enfrentamento da violência contra a mulher. A denúncia pode salvar vidas. A ação lembra que o apoio da comunidade – familiares, amigos, vizinhos e profissionais da saúde, educação e segurança pública – é essencial para identificar e ajudar mulheres em risco.

Nesta quinta-feira, o material divulgado nas redes sociais do MPMT é sobre o ciclo da violência. Segundo estudos, as agressões cometidas em um contexto conjugal ocorrem dentro de um ciclo que é constantemente repetido.

As três principais fases são: "acúmulo de tensão", percebida em atos como ofensas verbais, críticas, humilhações, controle, ciúme excessivo, ameaças, empurrões; "explosão da Violência", quando a tensão acumulada anteriormente se materializa em episódios de violências que não se restringem à violência física; "lua de mel", quando o agressor promete mudar, fazendo com que a mulher tenha a esperança de que o relacionamento mude e que a violência deixe de ocorrer.

A mensagem deste dia é para que as mulheres fiquem atentas aos sinais. Confira nossas redes sociais e fique por dentro da campanha e de todas as atividades do MPMT.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT