- CNMP: No dia 9 de abril, programa Segurança Pública em Foco tratará do enfrentamento do feminicídio
CNMP
As palestrantes convidadas são a representante da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, e a procuradora de Justiça do MP Goiás Rúbian Côrrea Coutinho
O feminicídio segue como um dos crimes mais alarmantes no Brasil. Em 2023, 1.467 mulheres foram assassinadas por razões de gênero, o maior número desde a criação da Lei do Feminicídio, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O cenário desafiador de “Enfrentamento ao Feminicídio” estará na pauta da próxima edição do programa "Segurança Pública em Foco".
Promovido pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público, o programa, já em sua 24ª edição, ocorrerá no dia 9 de abril, às 10h, na sede do CNMP, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
As inscrições para o evento já estão abertas e vão até 9 de abril pelo Sistema de Eventos do CNMP. Para garantir certificado de participação, é necessário confirmar presença até 8 de abril.
As especialistas convidadas são a representante da equipe da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, e a procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás Rúbian Côrrea Coutinho. A mediação ficará a cargo do conselheiro Jaime de Cassio Miranda, presidente CSP.
Sobre as palestrantes
Ana Carolina Querino é cientista política, mestre em Ciências Sociais com ênfase em políticas comparadas pela Universidade de Brasília. Trabalhou como pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e, no escritório da OIT no Brasil, integrou a equipe do Programa de Promoção de Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho. Atualmente, é a representante interina da ONU Mulheres no Brasil, onde acumula o cargo de representante adjunta, chefe de programas e parcerias institucionais.
Rúbian Côrrea Coutinho tomou posse como procuradora de Justiça do MPGO em janeiro de 2025, tendo ingressado na instituição em 1991. Desenvolveu o projeto pioneiro "Promotoria Comunitária", voltado para a população de periferias. No 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Goiânia, consolidou diretrizes para a atuação do Ministério Público no combate à violência de gênero. Entre 2021 e 2023, coordenou a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres (Copevid), ligada ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). É especialista em Políticas Públicas e mestre em Ciências Políticas pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Segurança Pública em Foco
O programa é uma iniciativa da CSP com o objetivo de promover o diálogo entre o Ministério Público e os órgãos do sistema de segurança e justiça. A cada edição, especialistas são convidados para debater temas fundamentais para a sociedade, contribuindo para o aprimoramento das políticas de segurança pública no Brasil.
Agenda
Evento: 24ª edição do programa Segurança Pública em Foco
Tema: "Enfrentamento ao Feminicídio"
Convidadas: Ana Carolina Querino (ONU Mulheres Brasil) e Rúbian Côrrea Coutinho (MPGO)
Data: 9 de abril de 2025 (quarta-feira)
Horário: a partir das 10h
Local: sede do CNMP, em Brasília
Transmissão: canal do CNMP no YouTube
Inscrições: pelo Sistema de Eventos do CNMP
Informações adicionais: csp@cnmp.mp.br.