::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
01/04/2025  - CNMP: No dia 9 de abril, programa Segurança Pública em Foco tratará do enfrentamento do feminicídio
 
CNMP

As palestrantes convidadas são a representante da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, e a procuradora de Justiça do MP Goiás Rúbian Côrrea Coutinho

O feminicídio segue como um dos crimes mais alarmantes no Brasil. Em 2023, 1.467 mulheres foram assassinadas por razões de gênero, o maior número desde a criação da Lei do Feminicídio, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O cenário desafiador de “Enfrentamento ao Feminicídio” estará na pauta da próxima edição do programa "Segurança Pública em Foco".

Promovido pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público, o programa, já em sua 24ª edição, ocorrerá no dia 9 de abril, às 10h, na sede do CNMP, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
As inscrições para o evento já estão abertas e vão até 9 de abril pelo Sistema de Eventos do CNMP. Para garantir certificado de participação, é necessário confirmar presença até 8 de abril.

As especialistas convidadas são a representante da equipe da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, e a procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás Rúbian Côrrea Coutinho. A mediação ficará a cargo do conselheiro Jaime de Cassio Miranda, presidente CSP.

Sobre as palestrantes

Ana Carolina Querino é cientista política, mestre em Ciências Sociais com ênfase em políticas comparadas pela Universidade de Brasília. Trabalhou como pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e, no escritório da OIT no Brasil, integrou a equipe do Programa de Promoção de Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho. Atualmente, é a representante interina da ONU Mulheres no Brasil, onde acumula o cargo de representante adjunta, chefe de programas e parcerias institucionais.

Rúbian Côrrea Coutinho tomou posse como procuradora de Justiça do MPGO em janeiro de 2025, tendo ingressado na instituição em 1991. Desenvolveu o projeto pioneiro "Promotoria Comunitária", voltado para a população de periferias. No 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Goiânia, consolidou diretrizes para a atuação do Ministério Público no combate à violência de gênero. Entre 2021 e 2023, coordenou a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres (Copevid), ligada ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). É especialista em Políticas Públicas e mestre em Ciências Políticas pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segurança Pública em Foco

O programa é uma iniciativa da CSP com o objetivo de promover o diálogo entre o Ministério Público e os órgãos do sistema de segurança e justiça. A cada edição, especialistas são convidados para debater temas fundamentais para a sociedade, contribuindo para o aprimoramento das políticas de segurança pública no Brasil.

Agenda

Evento: 24ª edição do programa Segurança Pública em Foco
Tema: "Enfrentamento ao Feminicídio"
Convidadas: Ana Carolina Querino (ONU Mulheres Brasil) e Rúbian Côrrea Coutinho (MPGO)
Data: 9 de abril de 2025 (quarta-feira)
Horário: a partir das 10h
Local: sede do CNMP, em Brasília
Transmissão: canal do CNMP no YouTube
Inscrições: pelo Sistema de Eventos do CNMP
Informações adicionais: csp@cnmp.mp.br.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT